China Russia Alemanha Espanha Franca Inglaterra Dinamarca Portugal

Gastronomia e Vinhos

Como toda a gastronomia Duriense, rica e variada, Mesão Frio, não foge à regra. Não fossemos nós, um país de sabores mediterrâneos influenciados pelas especiarias e ingredientes, trazidos pelos nossos descobridores.

O cabrito com arroz e batatas, assados no forno a lenha, adquiriram o lugar de maior relevo na cozinha mesãofriense, que a par com a marrâ, reflectem a história deste povo e deliciam os seus visitantes.

Além destes dois excelentes pratos, poderá degustar, a carne em vinha-d’alhos, as tripas, os rojões e o famoso cozido à transmontana. No peixe, salientamos o bacalhau assado na brasa, o bacalhau assado no forno, os pastéis de bacalhau, as trutas de escabeche, as trutas fritas, as trutas grelhadas.

Nas sopas, sugerimos o caldo de cebola, o caldo de papas, o caldo de nabiças, o caldo verde e a sopa de castanhas piladas.

Para sobremesa delicie-se com o leite-creme, a aletria e o fantástico pudim de ovos. Terra rica em compotas, onde poderá provar o doce de abóbora, o doce de chila e a marmelada.

Aproveite a oportunidade e deixe-se deliciar pelos tradicionais biscoitos de Vila Marim.

Para beber, terá a sua escolha os excelentes vinhos produzidos em Mesão Frio, brancos e tintos, Douro DOC, Vinhos de Mesa, Vinhos Regionais Durienses e Vinhos do Porto.

Receita da marrã

Ingredientes
Para 4 pessoas ·         750 g de carne de porco da barriga com o coiro (entremeada ou soventre) ·         3 colheres de sopa de banha ·         1 copo grande de vinho tinto ·         sal ·         pimenta

Confecção:

Corta-se a carne em pedaços pequenos deixando o coiro agarrado.
Frita-se a carne na banha bem quente e tempera-se com sal e pimenta.
Quando a carne estiver loira, rega-se com o vinho tinto e deixa-se ferver até apurar.
Acompanha com batatas cozidas.

 



Newsletter

Fique a par de todas as novidades. Subrescreva a nossa newsletter.