FEIRA ANUAL DE SANTO ANDRÉ 2023 | MERCADO MEDIEVAL | DIAS 2 E 3 DE DEZEMBRO
Já começaram os preparativos para o Mercado Medieval, com a elaboração dos tradicionais trajes para o Cortejo.
A Gorete, a Isabel e a Alice, funcionárias do Município, juntam-se alguns dias por semana, quando o trabalho habitual assim o permite, para criar estes trajes, com a ajuda esporádica de outros colaboradores da autarquia.
Através do reaproveitamento de tecidos e de trajes usados em anos anteriores, vão-se criando as roupas medievais que desfilarão pelas ruas de Mesão Frio na Feira Anual de Santo André.
“O nosso objetivo é conseguirmos ter muitos trajes para serem usados no Cortejo, sem ser necessário comprar ou pedir emprestado”, afirmam Gorete e Isabel em concordância, enquanto vão cosendo as peças à mão e usando a máquina de costura para os ajustes necessários.
Para que o Cortejo Medieval continue a encantar quem cá vive e quem nos visita, o Município de Mesão Frio pede ainda o apoio de todos na sua preparação, deixando o desafio para que quem quiser participar nesta iniciativa possa produzir as suas próprias vestimentas em casa, seguindo um modelo semelhante aos trajes já existentes.
O Mercado Medieval irá levar todos os seus visitantes numa viagem no tempo, nos dias 2 e 3 de dezembro, com o Cortejo a percorrer as ruas da vila no segundo dia deste mercado e a terminar com a Leitura da Carta de Foral em frente à Câmara Municipal.