O Dia Mundial da Terceira Idade, 28 de outubro foi assinalado em Mesão Frio por um Encontro de Gerações que culminou com um almoço convívio entre os participantes nos Ateliers (Re)viver e que decorreu na presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva.
O almoço convívio aconteceu no Multiusos Municipal, onde Paulo Silva reforçou a importância de momentos como este na valorização dos idosos e no fortalecimento da comunidade. Disse ainda que o seu Executivo continuará atento a todas as questões que envolvam o envelhecimento ativo.
O dia começou em cheio para os Ateliers (Re)viver, que juntamente com os alunos do 4.º ano, do 1.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN), participaram num encontro entre gerações, no Auditório Municipal, para juntos assistirem à exibição do filme de Jorge Queiroga, «A Viagem do Senhor Ulisses».
A história de Fernando Ulisses, um idoso que enfrenta a dor do abandono pelo próprio filho num hospital, é uma reflexão sobre a solidão e as relações familiares que fez emocionar a plateia, desde os mais novos aos mais velhos. Pretendeu-se, assim, sublinhar a importância do respeito e da valorização dos idosos na sociedade.
Ainda no Auditório Municipal, a iniciativa continuou com uma troca de cartas entre os alunos do 4.º ano e os seniores dos Ateliers (Re)viver, com o intuito de partilharem opiniões, ideias, histórias de vida e de se conhecerem melhor.
Todos os presentes foram convidados a refletir sobre as experiências partilhadas, cultivando-se assim o espírito de solidariedade e empatia, essenciais para uma sociedade mais unida e inclusiva.