O casco histórico da vila de Mesão Frio transformou-se num verdadeiro cenário medieval durante o primeiro dia deste aguardado fim de semana temático. Entre recriações históricas, teatro, música, danças de rua, cavaleiros e homens de armas, os visitantes foram transportados para uma viagem no tempo repleta de emoção.
As comemorações iniciaram com a abertura da sessão solene do Dia do Município pelo Trovador Vasco Monterroso, que proporcionou momentos musicais no início e no fim da sessão.
O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, acompanhado pelo executivo, pelo Presidente da Assembleia Municipal e por diversas entidades convidadas, percorreu o Mercado Tradicional e as Tabernas Medievais, onde fez questão de cumprimentar mercadores e visitantes.
O Concerto Medieval encerrou o primeiro dia. As atuações vibrantes de Urze de Lume e Khem envolveram o público, que não resistiu a juntar-se aos ritmos medievais, encerrando este primeiro dia de forma inesquecível.
O Fim de Semana Medieval continua amanhã com mais animação e um dos momentos mais emblemáticos destes dois dias, o Cortejo Medieval, a percorrer o casco histórico da Vila, desde o edifício dos Paços do Concelho até ao Largo do Pelourinho.
A leitura da Carta de Foral acontecerá no edifício da antiga residência de estudantes, seguida de um espetáculo de fogo, que dará por encerrado o fim de semana.