


































































O Carnaval de Lazarim, em Lamego, é considerado um dos mais autênticos do país, maravilhando com os icónicos caretos de madeira, demónios, senhorinhas, caldo de farinha e catarse. Aproveitando a época de folia que já se avizinha, o Município de Mesão Frio proporcionou uma visita dos Ateliers (Re)Viver, ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, na aldeia de Lazarim, onde aprofundaram conhecimentos sobre este importante património cultural.
Durante a visita guiada à exposição permanente, ouviram-se as explicações sobre a tradição das máscaras, rituais, trajes e objetos antigos associados ao Entrudo. Os seniores assistiram a um documentário que contextualizou o simbolismo e a importância destas manifestações tradicionais e ficaram a saber que as máscaras de Lazarim são consideradas uma das melhores expressões do artesanato em Portugal.
Foi assim, uma manhã muito animada, no espaço dedicado à preservação e divulgação das tradições ligadas à máscara de Lazarim, elementos que reforçam a identidade cultural da nossa região.