










O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Câmara Municipal de Mesão Frio promoveu, hoje, uma sessão de esclarecimento aberta a toda a comunidade, sob o mote ‘Respostas para Todos’. A iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal de Mesão Frio e contou com a colaboração da equipa do Radar Social.
A ação teve como objetivo informar e sensibilizar a população sobre as funcionalidades, benefícios disponíveis e formas de acesso aos serviços prestados pelo SAAS, firmando o seu papel enquanto resposta de proximidade, centrada nas necessidades das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Através da promoção da inclusão, autonomia e bem-estar social, o SAAS tem procurado ser um pilar de apoio à população.
Durante a sessão, as técnicas do SAAS frisaram a redução significativa dos processos de Rendimento Social de Inserção (RSI) no Concelho, desde o ano de 2022 até 2024. Quando o SAAS iniciou funções em Mesão Frio, no âmbito da transferência de competências, existiam 75 processos ativos de RSI. Em 2024, esse número desceu para 38. No total, até 2024, foram realizados 526 atendimentos/processos no âmbito do SAAS, refletindo um aumento da procura por parte da população, sinal claro da confiança crescente no serviço e da sua importância no território.
A missão do SAAS, em estar cada vez mais próximo da comunidade, garante que nenhuma pessoa fica sem resposta, prosseguindo no seu compromisso de promover uma sociedade mais justa.