




















































A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio (SCMMF) celebrou, no dia 21 de junho, o seu 465.º aniversário, com um programa marcado por vários momentos solenes e de homenagem.
Na ausência do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, a cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente, Fernando Correia, do Provedor da SCMMF, António Almeida, do Bispo da Diocese de Vila Real, D. António Azevedo, bem como dos Corpos Sociais da instituição. Marcaram também presença o Presidente do Secretariado Regional, em representação do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Mesquita, além de diversas autoridades civis, militares e religiosas, Irmãs e Irmãos da Mesa Administrativa da SCMMF, colaboradores, utentes e população em geral.
Durante as comemorações, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio destacou o papel histórico da SCMMF como símbolo de serviço ao próximo. Sublinhou a importância das Misericórdias na economia social das regiões e elogiou o trabalho diário dos colaboradores que, com dedicação e humanidade, apoiam crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade. Saudou ainda a Mesa Administrativa pela visão e pelo empenho na criação de respostas sociais, referindo que esta celebração é também um compromisso com o futuro da solidariedade e do cuidado no Concelho: “Gostaria de destacar com profundo reconhecimento e respeito os colaboradores da SCMMF, homens e mulheres que todos os dias, com dedicação, competência e acima de tudo, com profundo sentido de humanidade, tornam possível esta missão. São os rostos do cuidado, paciência e da ternura. São eles que, muitas vezes em silêncio e com sacrifício pessoal, prestam o apoio essencial a quem mais precisa.”
Intervieram ainda, o Provedor da SCMMF, o Presidente da Assembleia Geral, Carlos Pombo Silva e o Presidente do Secretariado Regional, em representação do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, na presença do Pároco Domingos Lage e da Presidente do Conselho Fiscal, Dalila Ferreira, que constituíram a mesa de honra.
As celebrações tiveram início com a receção às entidades convidadas, seguida do descerramento da placa do Salão de Reuniões Padre Domingos Curral, que reconhece o importante contributo do sacerdote, cuja ligação à instituição remonta ao período de 2001 até 2009, durante o qual se destacou pela celebração da fé e pelo apoio pastoral prestado à SCMMF.
Posteriormente, decorreu a sessão solene de entrega de condecorações a colaboradoras da SCMMF, num gesto de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação diária.
As solenidades continuaram com a celebração de uma Missa na Igreja Matriz de Santa Cristina, presidida por D. António Azevedo, Bispo da Diocese de Vila Real.
Seguiram-se dois momentos de grande simbolismo: o descerramento da placa da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) Sampaio Moreira, benemérito que contribuiu significativamente para Mesão Frio, tendo a Câmara Municipal em novembro de 1911 decidido atribuir o seu nome a uma das ruas da Vila, assim como o descerramento da placa do Salão do Centro de Atividades Tempos Livres (CATL) Zulmira Freitas, a mais recente benemérita que doou a casa onde residia à SCMMF.
O encerramento das comemorações ficou marcado pelo corte do bolo de aniversário, momento vivido com gratidão, esperança e espírito solidário, valores que têm conduzido a SCMMF ao longo de mais de quatro séculos. A celebração homenageou o passado e a todos os que, diariamente, tornam possível a missão da instituição, mas também o compromisso com um futuro baseado na dignidade humana, no cuidado ao próximo e na valorização da comunidade.