














A equipa do Radar Social de Mesão Frio dinamizou duas ações de divulgação junto da comunidade, envolvendo os utentes do Centro de Dia do Lar de Mesão Frio e da Unidade de Saúde Local de Mesão Frio.
Estas iniciativas têm como principal objetivo dar a conhecer o projeto Radar Social, explicando os seus objetivos, procedimentos e em que situações a comunidade pode recorrer à equipa.
“Queremos que o Programa Radar Social seja conhecido pelo maior número de pessoas possível e, acima de tudo, que desperte a consciência coletiva para a importância que cada um de nós tem na construção de territórios mais justos e inclusivos”, destaca Cecília Loureiro, coordenadora técnica do projeto.
No Centro de Dia do Lar de Mesão Frio, a ação foi realizada em formato de dinâmica de grupo com os seniores, promovendo o sentimento de pertença e a participação ativa. A atividade incentivou os participantes a refletir sobre os diferentes tipos de risco e vulnerabilidade social que existem à sua volta, apelando ao envolvimento comunitário.
“Sensibilizámos os participantes para a importância de, enquanto comunidade, atuarmos de forma solidária e ativa na construção de um território mais coeso, onde todos, independentemente da idade, tenham os seus direitos sociais assegurados e se sintam verdadeiramente integrados”, concluiu a coordenadora.