Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio Vinha Douro, lançado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), com vista a promover e premiar a qualidade das boas práticas agrícolas e ambientais desenvolvidas nas vinhas do Douro e contribuir para a gestão do território. As candidaturas decorrem até 15 de outubro deste ano, em: https://premiovinhadouro.pt/
Nesta segunda edição, serão atribuídos dois galardões, consoante a área das explorações onde as vinhas estejam integradas (até e acima de cinco hectares). Podem candidatar-se ao Prémio os proprietários das parcelas intervencionadas ou cooperativas e associações que os representem.
A distinção será entregue a 14 de dezembro, durante as comemorações do 24.º aniversário da classificação do Douro como Património Mundial da Humanidade.
Com uma periodicidade bienal, o Prémio Vinha Douro é uma iniciativa da CCDR-NORTE, através da Missão Douro, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM), a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (ProDouro).