















































No dia 10 de julho, Mesão Frio organizou, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Jovem Intermunicipal, importante iniciativa para fortalecer os laços entre cerca de 350 jovens de seis municípios: Mesão Frio, Alfândega da Fé, Castro Daire, Pombal, Murça e Mortágua. Nesta jornada de confraternização, partilha e, acima de tudo, promoção de uma vida ativa e saudável, as atividades contaram com o apoio da Rede Intermunicipal We Are Sports, plataforma colaborativa que visa, entre outros objetivos, incentivar a prática desportiva, o bem-estar e a inclusão social.
O evento teve início pela manhã, com a calorosa receção aos participantes, por Fernando Correia, Vereador da Câmara Municipal de Mesão Frio com o Pelouro da Educação e do Desporto.
Com o objetivo de proporcionar a confraternização entre jovens dos seis municípios, através de atividades físicas e de lazer, foram criadas diversas dinâmicas de grupo, como forma de combater o sedentarismo e promover a inclusão. Os jovens foram divididos por dois grupos, nos espaços estratégicos onde se desenrolaram as atividades físicas: Estádio Municipal e Piscinas Descobertas de Mesão Frio. Para isso, foi preparado um vasto leque de jogos e insufláveis, oferecendo atividades físicas, lúdicas e recreativas, pensadas para que todos os jovens, independentemente da sua condição física ou experiência desportiva, pudessem participar e usufruir de momentos divertidos.
A promoção desportiva, a valorização do tempo livre e a luta contra o isolamento social têm sido prioridades na agenda local. Com uma organização de excelência e forte colaboração intermunicipal, o Festival veio comprovar, novamente, as políticas públicas do Município de Mesão Frio, que continuam a colocar a juventude no seu centro de ação política, como motor de mudança e inovação social.
Devido ao luto municipal que afetou toda a comunidade local, algumas atividades inicialmente programadas foram reajustadas, tendo ficado condicionadas. Apesar disso, a solidariedade imperou e o Festival manteve o seu propósito, de fortalecer o vínculo entre os jovens e promover um ambiente inclusivo e saudável, na Vila Porta do Douro que tão bem sabe receber.