








A poucos dias da abertura oficial da Feira do Petisco, que decorre de 25 a 27 de julho, o recinto foi alvo de uma visita técnica, com o objetivo de minimizar riscos e garantir que tudo está devidamente preparado para receber as largas centenas de visitantes esperadas ao longo do fim de semana.
A visita técnica envolveu a GNR de Mesão Frio e os Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, acompanhados pelos serviços técnicos da Câmara Municipal, nomeadamente da Proteção Civil Municipal e dos setores de Higiene e Segurança no Trabalho e de Engenharia do Ambiente. A ação incidiu sobre diversos aspetos fundamentais de segurança do evento: condições estruturais, prevenção e combate a incêndios, higiene alimentar, gestão de resíduos, conformidade ambiental, bem como a verificação das vias de evacuação, sistemas de emergência e procedimentos operacionais de segurança.
Segundo Pedro Poças, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, esta intervenção centrou-se em verificações preventivas essenciais: “É importante garantir que tudo está em conformidade. Caso seja necessária alguma correção, esta é feita de imediato, de forma a evitar qualquer ocorrência. Na eventualidade de acontecer algo, tudo deve estar articulado e preparado, de modo a minimizar o impacto e garantir que os visitantes nem se apercebam do sucedido, evitando situações de pânico.”
José Correia, Comandante do Posto da GNR de Mesão Frio, apela à colaboração do público, recomendando que sejam seguidas todas as orientações das autoridades que estarão presentes no recinto da Feira do Petisco, durante os três dias, e que o público se divirta com moderação e responsabilidade.
Durante os dias do evento, uma equipa de segurança estará permanentemente no recinto, assegurando todas as atividades e garantindo a resposta imediata a qualquer situação que possa surgir.
Graças ao trabalho coordenado das entidades envolvidas, estão asseguradas todas as condições para que o evento decorra em segurança, organizado e preparado para responder a qualquer emergência.