
Foi aprovada a candidatura para a criação do Centro de Incubadora de Empresas em Mesão Frio, um projeto que pretende reforçar a capacidade de atração e fixação de empreendedores e empresas que necessitam de condições adequadas para desenvolver a sua atividade.
O Centro será instalado no edifício da antiga Residência de Estudantes, na Rua do Balcão, que será alvo de intervenções para melhorar a sua funcionalidade e eficiência, adaptando-o às novas necessidades.
A candidatura distingue-se por oferecer a possibilidade de profissionais, como nómadas digitais e empreendedores, poderem ficar alojados no próprio edifício, usufruindo de um espaço integrado que conjuga trabalho e residência. Esta componente inovadora será regida por regulamento próprio, assegurando uma utilização equilibrada e sustentável do espaço.
O investimento estratégico visa dinamizar a economia local, oferecendo um espaço inovador e estruturado para profissionais e empresas que queiram investir ou estabelecer-se em Mesão Frio.
Com este projeto, que deverá estar concluído até 30 de novembro de 2026, o Município de Mesão Frio reforça a sua aposta no desenvolvimento económico e na atratividade territorial, posicionando o Concelho como um território moderno, dinâmico e preparado para os desafios do futuro.
A candidatura, apresentada pelo Município de Mesão Frio a 30 de junho de 2025 e aprovada a 28 de agosto de 2025, decorre nos termos do aviso NORTE2030-2024-36 – Refuncionalização de equipamentos coletivos e qualificação de espaços públicos (IT).
O projeto é cofinanciado pelo Programa Regional NORTE2030, num investimento total de 1.524.625,50€ com comparticipação de 85% pelo FEDER.

