O cheiro das castanhas assadas e a música tradicional encheram ontem o adro da Igreja de São Martinho, onde o Município celebrou o tradicional Magusto comunitário em honra da figura católica cuja data se assinala oficialmente na próxima terça-feira, 11 de novembro.
A festa, organizada pela Câmara Municipal, juntou dezenas de pessoas numa tarde de convívio, música, sabores e tradição.
Não faltaram as castanhas assadas e o vinho novo, preparados pelos funcionários da Autarquia, nem as febras assadas, oferecidas pela Junta de Freguesia de Santo André. A animação ficou a cargo de ‘Mónica Music’, que pôs todos a dançar ao som de músicas populares.
Antes da festa, realizou-se uma Eucaristia em honra de São Martinho, um momento de fé e união que voltará a repetir-se amanhã, pelas 17h00, na Igreja de São Martinho, seguida de fogo de artifício.
O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, destacou a importância de manter viva esta celebração que “faz parte da identidade do Concelho”. O autarca sublinhou que o Município quer continuar a apoiar iniciativas que juntem a comunidade: “queremos que as pessoas se sintam próximas umas das outras, que saiam de casa e convivam e que se orgulhem das nossas tradições.”
Entre os presentes esteve Mário Ivo, morador nas imediações da igreja, que há vários anos ajuda na organização do Magusto Comunitário. “A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia uniram-se para oferecer o melhor magusto possível, e eu vou ajudando naquilo que posso”, contou.
“Correu tudo muito bem e espero que para o ano se repita. Enquanto puder, farei tudo para manter esta tradição viva”, acrescentou ainda.
O Magusto Comunitário voltou assim a juntar a população em torno de uma das tradições mais conhecidas do Concelho, num ambiente de alegria, partilha e boa disposição.

