O Município de Mesão Frio viu aprovada a candidatura para a modernização e digitalização da Administração Pública local.
O projeto “CiberCidadania Mesão Frio” visa a implementação de soluções tecnológicas avançadas com foco na cibersegurança, na desmaterialização de processos e na consultoria especializada em backoffice e sistemas integrados, promovendo maior eficiência, transparência e segurança na Gestão Pública e garantindo um serviço de melhor qualidade ao cidadão. Esta candidatura surge da necessidade de fortalecer a infraestrutura de cibersegurança, reduzir a dependência de processos manuais e assegurar a transparência e eficácia dos serviços públicos.
O projeto tem como objetivos centrais o reforço da cibersegurança através de medidas de proteção avançadas que garantam a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e sistemas do Município, a digitalização de processos que tornem o acesso mais ágil e eficiente e a capacitação dos recursos humanos e dos sistemas da Autarquia para assegurar a integração plena das soluções de digitalização, contribuindo para a melhoria dos serviços existentes.
A candidatura, submetida pela Autarquia a 30 de dezembro de 2024 e aprovada em 24 de abril de 2025, enquadra-se no aviso NORTE2030-2024-32 – Digitalização da Administração Pública Local (IT), inserido no Programa Regional do NORTE 2021-2027 (NORTE2030), prevendo-se que a sua implementação esteja concluída até 28 de fevereiro de 2027.
Com um investimento total de 196.910,26 euros, o projeto é cofinanciado pelo Programa Regional NORTE2030, beneficiando de uma taxa de comparticipação de 84,74% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

