O Dia do Município voltou a ser um dos pontos altos do primeiro fim de semana da Feira Anual de Santo André, celebrado a 30 de novembro, com uma Sessão Solene marcada por homenagens, agradecimentos e renovado apelo à participação cívica. Perante o Auditório Municipal lotado, foram atribuídas distinções honoríficas a personalidades e a trabalhadores recentemente aposentados da Câmara Municipal que, ao longo das últimas décadas, contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento de Mesão Frio.
A cerimónia foi liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva, entre outras entidades do Concelho. No seu discurso, o autarca destacou o dia como “o mais gratificante do calendário autárquico”, momento em que se celebra o Padroeiro, Santo André, e se honra “a memória e a História dos mesão-frienses que sempre se orgulharam das suas raízes”.
O autarca destacou o valor do Trabalho como elemento identitário das gentes do Concelho:
“Mesão Frio é terra de trabalho. Não haverá nada que marque tanto a passagem de cada um por este mundo como o trabalho”, afirmou, sublinhando que encara a Política como uma “atividade social” e que pretende continuar a conduzir um Executivo focado nas pessoas e no bem comum. Reforçou ainda o apelo à participação de toda a comunidade: “Venham daí as ideias, os desafios, as críticas construtivas e os contributos de todos os interessados em fazer desta terra um sítio melhor para viver, para trabalhar e para visitar!” O presidente incentivou ainda associações, instituições, agentes políticos e cidadãos a estarem “presentes, ativos e colaborativos” na vida do Concelho.
Durante a sessão, foram homenageadas várias personalidades, cujo trabalho deixou marca indelével em Mesão Frio. Receberam a Medalha de Bons Serviços, Grau Ouro, os trabalhadores aposentados da Câmara Municipal: António Félix, António Pereira, Fernanda Mota, Octávio Santos, Lucília Almeida que, por motivos de doença não pode estar presente e Rui Azevedo, homenageado a título póstumo pela significativa dedicação ao serviço público e comunitário.
Foi ainda atribuída a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro a personalidades que deixaram contributos notáveis para Mesão Frio e para o País: o Coronel Mário César Teixeira (a título póstumo), reconhecido pela entrega ao serviço público e à defesa dos valores democráticos; a Professora Aldina Pereira, cuja carreira de quatro décadas como Diretora do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade marcou profundamente a comunidade educativa; e os autarcas José Eduardo (Barqueiros), Francisco Moreira (Cidadelhe), António Nunes (Santo André) e Vítor Fonseca (Vila Marim), homenageados pela dedicação comunitária e autárquica.
A sessão solene encerrou com um momento musical e a inauguração simbólica do Mercado Medieval, onde a comitiva municipal, acompanhada pela população, cumprimentou os expositores presentes e deu início a mais um dia da Feira Anual de Santo André.

