O Centro Escolar foi palco, esta manhã, do II Encontro de Janeiras, organizado pelo Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade (AEPAN).
O momento contou com a participação dos Ateliers (Re)viver, acompanhados pelos instrumentos musicais da Escola de Música Municipal, dirigida pelo professor Diamantino Nogueira, com uma atuação marcada pela alegria, partilha e valorização das tradições populares.
O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, fez questão de marcar presença neste momento e destacou que “a Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento das nossas crianças, sendo essencial prepará-las desde cedo para valorizarem e preservarem a identidade cultural do Concelho”, sublinhando igualmente a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa.
“É fundamental que pais e avós acompanhem este percurso e reconheçam o crescimento e a evolução dos mais pequenos”, acrescentou ainda.
Paulo Silva sugeriu que a próxima edição do encontro possa realizar-se no Pavilhão Social da Escola Sede, considerando tratar-se de um espaço mais adequado ao “tamanho do talento dos seus participantes”.
Por sua vez, Sérgio Ferreira, vice-diretor do AEPAN, reforçou a importância do contributo de todos na preservação das tradições, afirmando que “se todos nos unirmos, conseguimos mantê-las vivas”.
O II Encontro de Janeiras de Mesão Frio afirma-se como um momento de celebração dos costumes locais e do convívio intergeracional, que fortalece os laços entre Escola, Família e Comunidade.
Participaram as crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Centro Escolar, assim como a turma B do 5.º ano da Escola Sede, os Ateliers (Re)viver e o Rancho da Casa do Povo de Barqueiros.

